Psicopedagogia
Psicopedagogia
O psicopedagogo busca entender a maneira como o ser humano assimila e processa as informações. Ele é responsável por estudar os processos de aprendizagem humana em várias fases da vida e buscar melhorar os métodos de ensino, tendo como principal finalidade garantir a compreensão dos conteúdos e facilitar o aprendizado. Para isso, ele identifica quais são os problemas no processo de aprendizagem. Assim ele desenvolve ações de prevenção ou de correção dos problemas encontrados, oferecendo diagnósticos e o melhor tratamento.
Com relação ao autismo, a psicopedagogia tem o papel de avaliar, investigar e detectar dificuldades e habilidades da criança. Assim, é possível realizar a intervenção para desenvolver tais dificuldades e aumentar o repertório do individuo.
Na maioria das vezes as crianças com TEA possuem muitas barreiras comportamentais como: dificuldade de comunicação, ecolalia, estereotipia e comportamentos de fuga/esquiva. Devido às questões comportamentais é importante que o profissional psicopedagogo tenha conhecimento em Análise Comportamento Aplicada ou faça supervisões com um especialista na área.
É importante que o psicopedagogo assegure o sucesso do aprendizado e a motivação da criança, oferecendo as dicas necessárias para a aprendizagem. Ou seja, ajudar a criança a concretizar o comportamento-alvo, levando em conta os pré-requisitos que ela possui e os que faltam aprender. Para que isso ocorra, o profissional deve seguir a hierarquia de dicas, iniciando com a dica mais intrusiva e esvanecendo até a criança realizar de forma independente.
Tags
https://www.grupoconduzir.com.br/intervencao-psicopedagogica-tea/#:~:text=A%20psicopedagogia%20tem%20o%20papel,do%20Especto%20Autista%20(TEA).&text=Na%20maioria%20das%20vezes%20as,e%20comportamentos%20de%20fuga%2Fesquiva. https://querobolsa.com.br/revista/o-que-faz-um-profissional-de-psicopedagogia